O INSS Digital consiste na construção de um novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de reconhecer direitos.
O chamado INSS Digital é um projeto que consiste na construção de um novo fluxo de atendimento, combinando aspectos presenciais e remotos.
Ele faz parte de um projeto maior que visa criar novos fluxos de atendimento e de trabalho, visando:
Os pilares do projeto são:
A Ordem dos Advogados do Brasil celebrou com o Instituto Nacional do Seguro Social o Acordo de Cooperação Técnica, que permite ao advogado(a) protocolizar requerimento de aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial, pensão por morte previdenciária, auxílio-reclusão e salário maternidade, diretamente de seu escritório, sem enfrentar filas e garantindo o acesso do seu representado à postulação de seus benefícios previdenciários.
Também no conjunto de ações pensadas dentro do INSS Digital está a mudança na forma de contato entre o Instituto e o cidadão. O Meu INSS (meu.inss.gov.br) é uma central de serviços do cidadão acessível por meio de senha validada diretamente pela Internet.
Por meio do Meu INSS é possível a emissão de extratos e consultas.
Já é possível também, o envio online dos documentos necessários para o reconhecimento do seu direito.
Ao fazer o agendamento, o cidadão é avisado sobre a possibilidade do envio de documentos diretamente pela Internet.
Esta forma de interação com o usuário ainda está sendo avaliada e é uma forma de familiarizar o segurado com o cerne principal do INSS Digital: conceder o direito do cidadão sem que ele tenha que ir a uma agência.
No site Meu INSS estão descritos os procedimentos de como devem ser enviados os documentos.
Os originais dos documentos digitalizados devem ser apresentados no dia do atendimento agendado.
Outra vertente da nova forma de atendimento que está sendo pensada no INSS é a Agência Digital, em que os requerimentos dos segurados são trabalhados totalmente em meio eletrônico.
Os documentos são digitalizados e todo o processamento dos benefícios é feito sem a geração de papeis ou processos físicos.
Com o INSS Digital você pode requerer seu benefício sem agendamento, sem filas, sem sair de casa.
Para os benefícios por incapacidade (auxilio doença e aposentadoria por invalidez) você terá que comparecer para a perícia.
Procure um advogado previdenciário de sua confiança.
Pergunte se ele já está cadastrado no INSS Digital e aproveite esta comodidade.
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