Previdenciário

Como fazer pedido de Pensão ou Aposentadoria ao INSS sem sair de casa?

Você precisa fazer um pedido de benefício no INSS, mas está em dúvidas de como fazer já que as agências estão fechadas?

Então você precisa ler esse artigo até o fim.

 

Durante o período de quarentena e isolamento social como medida de prevenção ao coronavírus as agências do INSS estão fechadas.

Por esse motivo os pedidos de benefícios, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte devem ser feitas por meio do site ou aplicativo do MEU INSS

 

O aplicativo pode ser baixado na playstore do seu aparelho de celular nos sistemas Android ou iOS

Pelo computador você deve acessar aqui https://meu.inss.gov.br/

O segurado terá acesso por uma tela como essa:

ACESSO AO SITE MEU INSS

 

 

Para fazer o requerimento online o segurado deverá:

 

  • Fazer o cadastro de senha pessoal para acesso ao sistema.
  • Digitalizar seus documentos pessoais RG, CPF, Certidão Casamento ou Nascimento, (atestado médico, se for o caso), Certidão de Óbito do falecido (para pensão por morte). Todos os documentos devem ser juntados em formato PDF.

 

 

Após o requerimento o segurado deve fazer o acompanhamento semanal do STATUS DO PEDIDO

Assim, para acompanhar a resposta do seu pedido, precisará do número do benefício, data de nascimento, nome completo e o seu CPF.

 

Com esses dados em mãos, basta acessar este link da previdência social:

https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml

 

ACESSO A CONSULTA DE BENEFICIO INSS

 

 

 

Nesta verificação, o mais comum é se deparar com os seguintes termos usados pela previdência social:

Mas o que cada um significa? Confira a seguir.

 

ENTENDA OS STATUS DO SEU PEDIDO DE BENEFICIO INSS

 

1- EM ANÁLISE

Significa que seu pedido ainda está aguardando ser analisado. Infelizmente é a situação da maioria dos pedidos de benefício, que ficam por longos períodos com esses status devido a longa fila de espera do sistema do INSS

 

2 – EXIGÊNCIA

Significa que o INSS está necessitando de algumas informações ou documentos para dar seguimento ao processo.

 

O prazo para entrega destas informações é de 30 dias. Fique atento!

 

Recomendamos nessa situação procurar um advogado previdenciário para auxiliá-lo no cumprimento da exigência, pois se não for feita corretamente o pedido será concluído como INDEFERIDO (negado)

 

 

3 – CONCLUIDO

 

Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão:

  • DEFERIDO (ou CONCEDIDO): É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS
  • INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO): Resposta que ninguém deseja. Significa que seu pedido foi negado.

 

Nos casos de pedidos negados, você terá dois caminhos:

  • Entrar com recurso administrativo

O prazo para recurso é de 30 dias. Saiba como fazer o recurso no post Recurso INSS o que escrever

  • Entrar com pedido judicial de concessão de benefício

Para essa opção é recomendável procurar um advogado previdenciário na sua região.

 

Se seu benefício foi negado e você não entende o motivo, clique na imagem abaixo e nos envie um e-mail com o resumo do seu caso, assim podemos te ajudar!

 

 

Ou nos envie uma mensagem pelo WHATSAPP

E NOS CASOS DE AUXÍLIO DOENÇA? COMO FAZER O PEDIDO AO INSS?

Os casos de benefício por incapacidade também podem ser feitos pela internet, entretanto, por ser necessário realizar a PERÍCIA MÉDICA são necessários algumas etapas a mais.

Confira como proceder para requerer o benefício de auxilio doença durante a quarentena no post Como pedir auxilio doença ao INSS durante a pandemia do coronavírus

 

 

Dr André Reis

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