Você precisa fazer um pedido de benefício no INSS, mas está em dúvidas de como fazer já que as agências estão fechadas?
Então você precisa ler esse artigo até o fim.
Durante o período de quarentena e isolamento social como medida de prevenção ao coronavírus as agências do INSS estão fechadas.
Por esse motivo os pedidos de benefícios, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte devem ser feitas por meio do site ou aplicativo do MEU INSS
O aplicativo pode ser baixado na playstore do seu aparelho de celular nos sistemas Android ou iOS
Pelo computador você deve acessar aqui https://meu.inss.gov.br/
O segurado terá acesso por uma tela como essa:
ACESSO AO SITE MEU INSS
Para fazer o requerimento online o segurado deverá:
- Fazer o cadastro de senha pessoal para acesso ao sistema.
- Digitalizar seus documentos pessoais RG, CPF, Certidão Casamento ou Nascimento, (atestado médico, se for o caso), Certidão de Óbito do falecido (para pensão por morte). Todos os documentos devem ser juntados em formato PDF.
Após o requerimento o segurado deve fazer o acompanhamento semanal do STATUS DO PEDIDO
Assim, para acompanhar a resposta do seu pedido, precisará do número do benefício, data de nascimento, nome completo e o seu CPF.
Com esses dados em mãos, basta acessar este link da previdência social:
https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml
ACESSO A CONSULTA DE BENEFICIO INSS
Nesta verificação, o mais comum é se deparar com os seguintes termos usados pela previdência social:
Mas o que cada um significa? Confira a seguir.
ENTENDA OS STATUS DO SEU PEDIDO DE BENEFICIO INSS
1- EM ANÁLISE
Significa que seu pedido ainda está aguardando ser analisado. Infelizmente é a situação da maioria dos pedidos de benefício, que ficam por longos períodos com esses status devido a longa fila de espera do sistema do INSS
2 – EXIGÊNCIA
Significa que o INSS está necessitando de algumas informações ou documentos para dar seguimento ao processo.
O prazo para entrega destas informações é de 30 dias. Fique atento!
Recomendamos nessa situação procurar um advogado previdenciário para auxiliá-lo no cumprimento da exigência, pois se não for feita corretamente o pedido será concluído como INDEFERIDO (negado)
3 – CONCLUIDO
Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão:
- DEFERIDO (ou CONCEDIDO): É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS
- INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO): Resposta que ninguém deseja. Significa que seu pedido foi negado.
Nos casos de pedidos negados, você terá dois caminhos:
-
Entrar com recurso administrativo
O prazo para recurso é de 30 dias. Saiba como fazer o recurso no post Recurso INSS o que escrever
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Entrar com pedido judicial de concessão de benefício
Para essa opção é recomendável procurar um advogado previdenciário na sua região.
Se seu benefício foi negado e você não entende o motivo, clique na imagem abaixo e nos envie um e-mail com o resumo do seu caso, assim podemos te ajudar!
Ou nos envie uma mensagem pelo WHATSAPP
E NOS CASOS DE AUXÍLIO DOENÇA? COMO FAZER O PEDIDO AO INSS?
Os casos de benefício por incapacidade também podem ser feitos pela internet, entretanto, por ser necessário realizar a PERÍCIA MÉDICA são necessários algumas etapas a mais.
Confira como proceder para requerer o benefício de auxilio doença durante a quarentena no post Como pedir auxilio doença ao INSS durante a pandemia do coronavírus