Como fazer pedido de Pensão ou Aposentadoria ao INSS sem sair de casa?

Saiba como fazer o pedido de Pensão por Morte ou Aposentadoria ao INSS sem sair de casa
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Você precisa fazer um pedido de benefício no INSS, mas está em dúvidas de como fazer já que as agências estão fechadas?

Então você precisa ler esse artigo até o fim.

 

Durante o período de quarentena e isolamento social como medida de prevenção ao coronavírus as agências do INSS estão fechadas.

Por esse motivo os pedidos de benefícios, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte devem ser feitas por meio do site ou aplicativo do MEU INSS

 

O aplicativo pode ser baixado na playstore do seu aparelho de celular nos sistemas Android ou iOS

Pelo computador você deve acessar aqui https://meu.inss.gov.br/

O segurado terá acesso por uma tela como essa:

ACESSO AO SITE MEU INSS

 

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Para fazer o requerimento online o segurado deverá:

 

  • Fazer o cadastro de senha pessoal para acesso ao sistema.
  • Digitalizar seus documentos pessoais RG, CPF, Certidão Casamento ou Nascimento, (atestado médico, se for o caso), Certidão de Óbito do falecido (para pensão por morte). Todos os documentos devem ser juntados em formato PDF.

 

 

Após o requerimento o segurado deve fazer o acompanhamento semanal do STATUS DO PEDIDO

Assim, para acompanhar a resposta do seu pedido, precisará do número do benefício, data de nascimento, nome completo e o seu CPF.

 

Com esses dados em mãos, basta acessar este link da previdência social:

https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml

 

ACESSO A CONSULTA DE BENEFICIO INSS

 

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Nesta verificação, o mais comum é se deparar com os seguintes termos usados pela previdência social:

Mas o que cada um significa? Confira a seguir.

 

ENTENDA OS STATUS DO SEU PEDIDO DE BENEFICIO INSS

 

1- EM ANÁLISE

Significa que seu pedido ainda está aguardando ser analisado. Infelizmente é a situação da maioria dos pedidos de benefício, que ficam por longos períodos com esses status devido a longa fila de espera do sistema do INSS

 

2 – EXIGÊNCIA

Significa que o INSS está necessitando de algumas informações ou documentos para dar seguimento ao processo.

 

O prazo para entrega destas informações é de 30 dias. Fique atento!

 

Recomendamos nessa situação procurar um advogado previdenciário para auxiliá-lo no cumprimento da exigência, pois se não for feita corretamente o pedido será concluído como INDEFERIDO (negado)

 

 

3 – CONCLUIDO

 

Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão:

  •             DEFERIDO (ou CONCEDIDO): É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS
  •             INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO): Resposta que ninguém deseja. Significa que seu pedido foi negado.

 

Nos casos de pedidos negados, você terá dois caminhos:

  • Entrar com recurso administrativo

O prazo para recurso é de 30 dias. Saiba como fazer o recurso no post Recurso INSS o que escrever

  • Entrar com pedido judicial de concessão de benefício

Para essa opção é recomendável procurar um advogado previdenciário na sua região.

 

Se seu benefício foi negado e você não entende o motivo, clique na imagem abaixo e nos envie um e-mail com o resumo do seu caso, assim podemos te ajudar!

 

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Ou nos envie uma mensagem pelo WHATSAPP

E NOS CASOS DE AUXÍLIO DOENÇA? COMO FAZER O PEDIDO AO INSS?

Os casos de benefício por incapacidade também podem ser feitos pela internet, entretanto, por ser necessário realizar a PERÍCIA MÉDICA são necessários algumas etapas a mais.

Confira como proceder para requerer o benefício de auxilio doença durante a quarentena no post Como pedir auxilio doença ao INSS durante a pandemia do coronavírus

 

 

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