O que fazer após o término do inventário

Saiba tudo o que você precisa fazer quando o inventário termina
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Chegar ao término do processo de inventário e finalmente poder usufruir do bem herdado é o desejo de todo herdeiro.

Mas, ao chegar ao fim, surgem dúvidas de como proceder para concluir a transmissão da propriedade do falecido para o herdeiro que recebeu aquele bem como herança.

 

Por este motivo, trazemos nesse artigo, respostas a algumas dúvidas frequentes:

 

O que fazer após o término do inventário?

O que é necessário para o registro do formal de partilha?

Quanto custa para registrar um formal de partilha?

 

Antes de responder essas questões, precisamos deixar claro quando o processo de inventário acaba

 

É importante saber que o término do inventário judicial ocorre com a sentença do juiz que homologa a partilha dos bens entre os herdeiros.

Já nos casos de inventário em cartório, este se encerra no dia da assinatura da escritura de inventário.

E, se o herdeiro não tem certeza se o inventário já chegou ao fim? Como saber se o inventário foi concluído?

 

Nesse caso, o herdeiro pode consultar o processo para verificar se já houve a sentença de homologação da partilha

 

Para buscar informações sobre o andamento de um processo de inventário judicial, você pode efetuar a consulta diretamente no site do tribunal do estado onde o processo tramita ou tramitou.

 

Geralmente, na página inicial, você encontrará um espaço destinado ao preenchimento do número do processo para a consulta processual.

No estado de São Paulo você pode efetuar a pesquisa no site TJSP

 

Caso não tenha o número do processo, você pode fazer uma busca pelo nome ou CPF do autor da herança (pessoa falecida).

 

Esclarecidas essas questões, vamos falar sobre a dúvida inicial, depois do inventário pronto o que fazer? e a demais perguntas do inicio desse artigo.

 

O que fazer após o término do inventário?

Como dito anteriormente, o processo de inventário judicial finaliza quando o juiz dá a Sentença de Homologação da Partilha.

Após isso, deverá se expedido o documento chamado de Formal de Partilha (para os herdeiros) ou Carta de Adjudicação (em caso de único herdeiro).

 

Na sequência os herdeiros devem:

1) Registrar o Formal de Partilha;

2) Quanto ao registro de bens móveis, ou seja, veículos automotores (carros, caminhões e motos) é necessário levar o formal de partilha ao Detran para alterar a propriedade do veículo do nome do “falecido” para o nome do herdeiro contemplado;

3) Em relação a depósitos de valores em conta bancária (poupança, corrente, aplicação financeira e saldo de FGTS), geralmente o juiz determina a expedição de Alvará Judicial para o pagamento dos valores aos herdeiros ao término do inventário;

 

Situação que explicamos melhor no post:

 

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Alvará Judicial: O que é, quando e como solicitar

 

O que é o Formal de Partilha?

É um título judicial composto por fotocópias autenticadas pelo escrivão judicial dos documentos e peças principais constantes no processo de inventário.

De um modo geral, são parte do formal de partilha:

 

  • Termo de abertura e encerramento do processo
  • Petição inicial da abertura do arrolamento/ inventário
  • Primeiras declarações
  • Despacho inicial
  • Termo de compromisso de inventariante
  • Matriculas dos Imóveis
  • Escrituras de cessão e transferência de direitos hereditários, se houver
  • Plano de partilha ou Auto de Adjudicação
  • Declaração de ITCMD
  • Comprovantes de recolhimento dos impostos
  • Informações dos setores do Contador Judicial e Partidor Judicial
  • Sentença de Homologação da partilha ou auto de adjudicação

O imóvel (casa, apartamento, terreno) que ainda tem o ente falecido como proprietário precisa ser transferido para os herdeiros.

Com o registro do “Formal de Partilha” no cartório de registro de imóvel, a matrícula do imóvel passa a ter como proprietários o herdeiro ou herdeiros para o qual restou partilhado o referido imóvel.

O que é necessário para o registro do formal de partilha?

Para providenciar o formal de partilha é necessária a presença de um advogado que deverá ser o responsável por essa escritura.

Elabora-se, então, a petição do formal de partilha, que é enviada para a Secretaria da Fazenda e Planejamento, que analisa a situação dos bens do falecido e vai então determinar o imposto.

 

advogado formal de partilha

O que acontece se não registrar o formal de partilha quando o inventário termina?

Sem registro não se transmite a propriedade para o herdeiro.

Com o registro do formal no cartório de registro responsável pelo imóvel está concluída a obrigação do herdeiro que passa a ser proprietário do bem.

Desta forma, com o registro, na qualidade de proprietário, o herdeiro pode:

  • Usar o bem (morar);
  • Gozar (alugar/emprestar);
  • Dispor (vender ou dar em garantia) e
  • Reaver (defender o bem contra qualquer um)

 

Qual o prazo para registrar o formal de partilha?

Art. 983 do Código de Processo Civil prevê que o processo de inventário e partilha deve ser aberto dentro de 60 (sessenta) dias a contar da abertura da sucessão (morte do autor da herança), e que seja concluído nos 12 (doze) meses subsequentes, podendo o juiz prorrogar tais prazos, de ofício ou a requerimento de parte.

 

Quanto custa para registrar um formal de partilha?

As despesas para o registro do “Formal de Partilha” e “Carta de Adjudicação” estão disciplinados na tabela de custas e emolumento do Cartório de Registro de Imóveis, tendo por base o valor venal que consta no IPTU do imóvel.

Para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do sul, você pode simular o valor utilizando a Calculadora do Registro de Imóveis na opção Registro Geral.

 

Ainda ficou alguma dúvida?

Entre em contato conosco pelo whatsapp ou e-mail

 


Autor: Dr. André Reis Mantovani Claro – OAB/SP 237.959

 

 

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